2 de jul. de 2007

Reflexões a respeito do consumo

Por Guilherme Bryan

Hipermodernidade. Esse é o termo, surgido na década de 1970, que o filósofo francês Gilles Lipovetsky tornou conhecido, a partir de seu livro Os tempos hipermodernos, para descrever o período atual da humanidade, marcado pelo excesso, pelo efêmero e por um tempo cada vez mais acelerado. Em sua nova obra, A sociedade da decepção (recém-lançada no Brasil pela Editora Manole), o pensador revela porque a nossa sociedade tem mania de consumo, ao mesmo tempo em que é marcada pelo desperdício, pela tristeza e por uma verdadeira explosão da decepção.

"O consumo traz um pouco de felicidade para as pessoas por meio de lazer, cinema, turismo, etc. São pequenas felicidades que tornam a vida mais agradável. Por outro lado, há um mal-estar ao vermos jovens de 18 anos obcecadas por cirurgia plástica, maquiagem e jóias, e também outros que não têm um futuro profissional e são obcecados pelas marcas. Isso empobrece a imagem do ser humano. O que se deve fazer? A partir da década de 1960, muitas análises sustentaram que a sociedade consumista era terrível por ser uma fonte de frustração e decepção. Acho que os autores desses textos estavam e estão equivocados, pois nunca conseguirão reduzir o consumo dessa forma, já que, se as pessoas consomem, é porque precisam consumir devido à ansiedade, infelicidade e frustrações. Se antes elas iam rezar, agora vão ao shopping center. Portanto, nossa responsabilidade é educar nossos filhos para que tenham paixões diferentes e/ou além do consumo", acredita.

Na opinião de Lipovetsky, não é a questão do consumo a mais importante com relação à frustração da sociedade atual, mas, sim, a da relação das pessoas com o trabalho e a vida afetiva. "Existem formas de consumo que são decepcionantes. Só que são exatamente aquelas que, antigamente, achávamos que nos protegiam da decepção. Muitos teóricos, por exemplo, afirmavam que não havia decepção com relação à alimentação. Eu penso que é o contrário: a alimentação se tornou um setor que acarreta muita decepção. No que se refere às mulheres, existe uma relação altamente problemática com a alimentação, pois, a partir do momento em que se come, há o medo de engordar. Depois elas fazem regimes que são altamente decepcionantes, pois perdem peso, mas acabam depois recuperando esse mesmo peso", comenta.

Para Lipovetsky, a televisão também é uma das fontes mais importantes de decepção: "Quando você compra uma TV, raramente se decepciona com a compra ou com o objeto, a não ser que ele quebre ou não funcione. Mas, em compensação, o que você vê e ouve na TV te traz um monte de decepções, praticamente diárias. Por que as pessoas ficam zapeando, procurando outro programa? Se estivessem adorando e totalmente envolvidas com o programa que estão vendo, não mudariam de canal. Então a televisão é feita de pequenas decepções contínuas. Afinal, as pessoas querem ser surpreendidas o tempo todo com coisas novas".

De acordo com Lipovetsky, não é possível deixar de realçar a importância do amor, uma vez que ele é praticamente inseparável da decepção. Essa questão não é novidade, assume o filósofo, mas atualmente ela está cada vez mais presente. "A experiência amorosa, na maioria das vezes, se concretiza por uma grande decepção. Qual é a reação das pessoas? Há as que, imediatamente, vão à caça de uma nova aventura. Outras procuram se proteger da decepção. E há ainda aquelas que transferem todo seu amor para os animais, uma vez que eles nunca decepcionam. É o contrário do ser humano, que decepciona sempre", reflete.

O filósofo se atém também no trabalho como um dos principais causadores de frustrações na sociedade hipermoderna. "Há muitos jovens que têm dificuldade em entrar no mercado de trabalho. Já as pessoas com mais de 50 anos, quando perdem seus trabalhos, vivem verdadeiras tragédias, pois têm muita dificuldade em retornar ao mercado de trabalho. Essa questão está relacionada a um código de trabalho muito rígido e a tendência, em minha opinião, deveria ser a uma maior liberalização do mercado de trabalho, que trouxesse novas formas de proteção ao trabalhador. Um modelo interessante é o adotado pelos países escandinavos, denominado segurança flexível. Nele, demitir um funcionário pode ser feito sem maiores dificuldades. Só que a pessoa que fica desempregada recebe por um período bem curto 90% de seu salário e um treinamento para incentivá-la a retornar ao mercado de trabalho. Esse é um novo modelo de solidariedade. Por sua vez, com relação aos jovens, deveriam ser feitas transformações profundas no sistema escolar. Umas das mudanças deveria ser criar pontes da escola com a empresa para que, já na escola, o jovem possa entender o que significa trabalhar numa empresa", aposta.

Lipovetsky pode ser considerado pessimista quando reflete a respeito do atual esvaziamento político mundial: "A decepção com relação aos políticos existe em todas as democracias desenvolvidas. Na América Latina, por exemplo, existe uma imensa decepção com relação aos políticos, incluindo o Brasil, onde a corrupção é tão forte. Essa decepção também é bastante presente nos países do Leste Europeu, os ex-países comunistas, que sonhavam com um mundo livre, cheio de abundância e bem-estar. No entanto, a realidade deles é marcada pelo desemprego, corrupção e novos ricos. Ou seja, com o fim do comunismo, há agora a globalização, que, ao mesmo tempo em que traz suas riquezas, é marcada por grandes desigualdades, o que cria uma decepção ainda maior pelo fato de ainda não existir um modelo capaz de se contrapor a esse. Antigamente, havia grandes utopias e as pessoas acreditavam que o mundo seria outro após o comunismo. Hoje em dia, além do Hugo Chávez, ninguém mais acredita nisso".

Porém, o filósofo francês não se considera um pessimista e procura indicar caminhos positivos para o futuro: "Eu não sou pessimista. Acredito que há possibilidades de corrigir essa situação. As últimas eleições na França, onde houve um índice de 85% de pessoas que votaram, são ótimos exemplos. Esse é um índice extraordinário. Então, se os líderes políticos trouxerem novas soluções e lançarem novos caminhos, as pessoas estarão aí querendo ouvir, apesar de estarem cansadas das promessas da retórica política. Há um novo desejo dos cidadãos de participar da vida política. O [Nicolas] Sarkozy [eleito presidente francês em maio de 2007], por exemplo, nos últimos anos, fez o 'discurso da verdade'. Dizia as coisas tais como são, mesmo que fossem contrárias aos interesses de seu partido político. Não sei se ele será bem-sucedido, mas, de qualquer modo, é preciso dizer que a globalização não é a única responsável pela decepção. Há também uma fraqueza dos aparelhos políticos. A meu ver, a classe política deveria ser mais dinâmica, rápida e ágil, afinal estamos na era da Internet".

Nenhum comentário: